Vitamina D na prevenção do câncer

Conhecendo a Vitamina D

A descoberta da existência da vitamina D ocorreu por volta de 1800 quando se percebeu que a deficiência desta estaria implicando na má absorção de cálcio e fósforo (estes fundamentais para mineralização óssea), cuja falta corresponde à principal causa para o Raquitismo, uma doença comum nesse período. Desde então, muitos estudos tem sido elaborados à esta vitamina e que agora vamos conhecer melhor.

A vitamina D se divide em:

  • Vitamina D2 (ergocalciferol) é proveniente da irradiação UV de ergosterol, que é um esteroide encontrado em algumas plantas, mas principalmente em fungos como cogumelos e leveduras;
  • Vitamina D3 (colecalciferol) está presente nos alimentos como: óleo de fígado de bacalhau, sardinha enlatada, atum, salmão selvagem e outros, mas também é sintetizado por meio da irradiação UV em pré-vitamina D3 na pele em comprimentos de onda UVB.

Como funciona a Vitamina D?

A vitamina D tem dissolução lipídica, ou seja, distribui-se em gordura, a D2 e D3 trabalham como pró-hormônios (não têm efeito biológico), sendo a única diferenciação entre elas, uma parte de suas estruturas químicas. Contudo, a vitamina D3 necessita de ativação através luz UVB do sol, pois ao atingir a pele sintetiza o colecalciferol (D3) sendo assim, a forma mais “natural” de obtê-la.

A etapa inicial no processo de síntese endógena da vitamina D inicia-se nas camadas da epiderme e derme, nessa ação fotoquímica em contato com o 7-desidrocolesterol ativa seguidamente uma série de cascatas bioquímicas de conversão envolvendo o fígado e os rins para 25(OH)D, sua forma final a 1,25-OH-colecalciferol.

A vitamina D é fundamental para manter o bom equilíbrio de nosso corpo e participa de diversas funções. Se você quer saber mais sobre ela não deixe de conferir o blog em que falamos mais a fundo sobre Vitamina D e sua importância clínica. Basta clicar aqui embaixo!

Vitamina D – Qual a sua importância clínica?

Sendo foco de inúmeros estudos e provando cientificamente sua capacidade de participar de diversos processos fisiológicos, essa vitamina está consolidada como uma peça de participação importante para o corpo humano.

Quais as principais funções da Vitamina D no organismo?

  • Regular o sistema imune;
  • Participar da síntese de ossos e dentes;
  • Participar do funcionamento muscular;
  • Regulação da pressão arterial;
  • Prevenção de complicações cardiovasculares;
  • Regulação da produção de insulina e prevenção contra diabetes;
  • Proteção contra certos tipos de câncer.

      Os estudos mais recentes apontam cada vez mais para esta propriedade de proteção a certos tipos de câncer, mas antes vamos abordar um pouco mais sobre como ocorre esta doença.

Como acontece o câncer?

O Câncer é uma doença caracterizada por mutações na estrutura genética das células. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as células cancerígenas se multiplicam de maneira desordenada e descontrolada invadindo tecidos saudáveis e comprometendo a funcionalidade dos mesmos.

Infelizmente os números de casos relacionado ao câncer estão cada vez mais preocupantes, e ocupa o segundo lugar de causa de morte no mundo. No Brasil a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma.

Principais fatores de risco para o câncer:

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) publicou em outubro de 2020 um informativo relacionando os principais fatores de risco para o aparecimento do câncer, são eles:

  • Tabagismo;
  • Estar acima do peso ou obeso;
  • Dieta não saudável com baixa ingestão de frutas e vegetais;
  • Sedentarismo;
  • Uso de álcool;
  • Infecção por HPV;
  • Infecção por hepatites e outras infecções carcinogênicas;
  • Radiações ionizantes e não ionizantes;
  • Poluição do ar urbano;
  • Fumaça interna proveniente do uso doméstico de combustíveis sólidos;

Como a Vitamina D consegue contribuir para a prevenção do câncer?

A maioria dos dados clínicos procede de estudos observacionais que têm demonstrado uma correlação entre a Vitamina D na prevenção de alguns tipos de câncer e a sua deficiência está associada ao aumento da incidência de câncer de mama e cólon.

Os mecanismos pelos quais 1,25 (OH)2D pode suprimir o desenvolvimento do tumor são numerosos e, em muitos casos, específicos da célula.  A vitamina D diminui a proliferação celular ao passo em que aumenta a diferenciação celular, interrompe o crescimento desordenado de novos vasos sanguíneos tumorais e tem efeitos anti-inflamatórios significativos.

Por que suplementar essa vitamina?

Embora saibamos aonde podemos obter a vitamina D é importante lembrar que nem sempre nossa rotina permite um tempo de exposição à luz solar adequado, ou consumir os alimentos que ricos em vitamina D de forma necessária para o corpo. Por este motivo a suplementação se tornou tão efetiva, garantindo uma ingestão de sua forma ativa, o colecalciferol (D3) dando o auxílio na sucessão dos dias.

Agora que você conhece os inúmeros benéficos de manter a regularidade da vitamina D, conheça nossa linha de suplementos à base de Vitamina D clicando aqui!

Dovalle – Levamos a você mais vontade de viver.

Para mais dicas, não deixe de seguir nossas páginas do Instagram e Facebook

Dovalle – Levamos a você mais vontade de viver

Laboratório Dovalle