É muito comum relacionarmos cuidados com a imunidade em um período do ano específico, o inverno. Porém, estabelecer certos cuidados com a saúde devem estar sempre em alta no nosso dia-a-dia, pois isso vai garantir que você curta qualquer estação do ano, com muito bem estar e segurança.
Neste blog contaremos qual a importância de cuidar da imunidade no verão, destacar algumas doenças que podem se favorecer nessa época do ano e algumas dicas de como você pode preservar e ajudar seu sistema imune para esta estação super acolhedora e prazerosa.
Vem que a Dovalle te explica!
O que é imunidade?
A imunidade é um complexo sistema do corpo humano que trabalha na proteção e recuperação da saúde. São como soldados que estão sempre em alerta, defendendo nosso organismo de agentes patológicos invasores, como por exemplo, vírus, fungos e bactérias que podem nos causar danos e prejudicar as funções corporais.
As células que fazem parte desse sistema de defesa, incluem leucócitos, macrófagos, linfócitos entre outras. Toda essa estrutura é tão inteligente que algumas células podem modular respostas imunes liberando substancias citotóxicas inibindo a proliferação de células infectadas, podem apresentar um sistema de reconhecimento ativando processos de memória como é o caso dos anticorpos e ainda pode levar as células infectadas para células de defesa destruidoras.
É importante destacar que o sistema imune possui duas vias diferentes, a imunidade inata e a imunidade adaptativa, já falamos dela por aqui, não deixe de conferir.
O que é imunidade inata e adquirida? Quais suas diferenças?
É importante cuidar da imunidade mesmo no verão
Sim! É preciso saber que ao mantermos uma relação de cuidado com nosso corpo, vamos estar proporcionando uma condição melhor para o organismo exercer suas funções. Sendo assim, quando fizemos escolhas saudáveis vamos auxiliar no mebom funcionamento do sistema imune.
Embora o verão seja visto popularmente como uma estação menos relacionada com o enfraquecimento da imunidade, é válido lembrar de que micoses, intoxicações, viroses, resfriados, influenzas estão presentes e circulam em todas as estações, inclusive tal cenário tornou o verão de 2022 atípico, quanto a respeito dos vírus circulantes atuais. Outras condições podem colocar a prova de uma boa ação do nosso sistema imune e precisamos estar atentos!
O que fazer pra cuidar bem da minha imunidade?
Você pode enriquecer sua dieta, suplementando corretamente. Esse é um assunto que adoramos falar, e é tão valioso para nós, que buscamos sempre trazer novos jeitos para você compreender o porquê suplementar faz tão bem! Vamos mostrar agora, porque alguns micronutrientes como vitaminas e minerais são capazes de auxiliar na manutenção do sistema imune?
As vitaminas são substâncias essenciais não produzidas pelo ser humano. Por isso, devem ser obtidas através da alimentação ou pela suplementação. Entre suas funções está o fortalecimento e manutenção da imunidade.
Vitamina A possui importante papel no processo de renovação celular e inibição de quadros de infecção;
Vitamina B6 participa de diversos processos metabólicos. Sua deficiência diminui a proliferação de células de defesa;
Vitamina C é uma grande aliada do sistema imunológico. Sua ação antioxidante é capaz de renovar as células defesa do organismo.
Minerais são importantes componentes que ajudam tanto nos processos fisiológicos, como também na sustentação de músculos, ossos e outros. No quesito imunidade temos o grande aliado, o zinco.
Zinco é o mineral com maior efeito sobre o funcionamento do sistema imunológico. Baixos níveis estão associados ao mal funcionando do timo, órgão responsável pela maturação dos linfócitos do tipo T, que são conhecidas como importantes células de defesa.
Você sabia que algumas leveduras também exercem benefícios para nosso organismo?
Beta-glucana presente nas paredes celulares de leveduras, bactérias e fungos induzem células imunes inatas, refletindo positivamente no sistema imune atuando como auxiliar no reconhecimento de patógenos invasores.
Se você gostou de saber sobre fortalecimento do sistema imune, temos um blog completo explicando tudinho sobre as vitaminas auxiliadoras.
Vitaminas e o fortalecimento da imunidade: qual a relação?
Dicas especiais para ajudar nesse verão
Coma bem!
Alimente-se bem, uma frase super clichê não é mesmo? Mas o que seria comer bem?
Aproveite que no verão, muitas frutas ricas em antioxidantes como a vitamina C são de fácil acesso. Acerola, laranja, limão são saborosos e bem nutritivos. Além disso, algumas frutas possuem uma concentração considerável de água, isso ajudará muito na hidratação do corpo, como por exemplo, a melancia, melão, morango, abacaxi entre outras.
Realize atividade física!
Em 2019 a OMS relatou que, no Brasil, 44,8% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendado pela instituição que é de atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, por semana, quando não houver contraindicação.
Então comece aos poucos, lide com um dia de cada vez. O verão é uma estação super agradável e funcional. Por isso que podemos realizar exercícios ao ar livre. Uma dica valiosa é escolher uma atividade que você mais se identifique, assim será muito mais fácil fazer essa ação virar rotina. Caso você possua alguma condição física que requer mais atenção, peça a orientação de um profissional.
Tome água!
Nosso corpo melhora e regula diversas funções quando temos um suporte ideal de água. Você sabia que existe um macete super legal para saber qual a quantidade exata de recomendação para a ingestão de líquidos que você precisa?
É super fácil de entender, para cada quilograma de peso deve-se ingerir pelo menos 35ml para adultos e 50ml para adultos atletas. Ex: Se você possui 70kg X 35ml= 2,450 ml/Kg.
Tenha sempre uma garrafinha perto de você, isso facilita muito para chegar na quantidade certa de consumo.
Tome sol!
É através da luz solar que sintetizamos uma das vitaminas mais importantes, como por exemplo a vitamina D. A exposição ao sol é necessária, mas como no verão a luminosidade incide por mais tempo alguns horários os raios solares estão mais fortes e então é necessário alguns cuidados.
Horário menos seguros para tomar sol: procure evitar exposição direta entre 10h às 16h;
Aplicação de protetor: deve-se usar o protetor solar com FPS mínimo de 15 ao menos 20 minutos antes da exposição ao sol, com reaplicação a cada duas horas, e repetido após o mergulho, exercício ou suor excessivo.
Isso vale para a criançada?
É claro! Para os pequenos que estão de férias é importante salientar que o consumo de refeições saudáveis eleva o bem estar da criançada deixando mais papais mais tranquilos. Ingerir líquidos para manter a hidratação enquanto elas aproveitam as brincadeiras, além de muito protetor solar e diversão.
E suplementar, também pode? A suplementação alimentar pode variar de acordo com a idade, mas ela é uma ótima opção já que nas férias a rotina do dia está mais agitada e diferenciada. Na praia ou em casa, é sempre importante observar o que os pequenos precisam para manter o sistema imune regular.
Confira mais conteúdos como este em nossos blogs
Dovalle – Levamos a você mais vontade de viver.
Para mais dicas, não deixe de seguir nossas páginas do Instagram e Facebook