5 Estratégias comprovadas para reduzir as dores articulares pós-corrida

A realização de sessões regulares de exercícios físicos como a corrida traz consigo uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo para todos aqueles que possuem tal hábito, como melhora na sensibilidade à insulina, redução da gordura corporal, pressão arterial e concentrações de triglicerídeos, LDL e colesterol total, aumento da massa óssea, potência aeróbica e capacidade antioxidante. Não é à toa que é fortemente recomendada pela comunidade científica em todas as fases da vida e para uma série de condições especificas de saúde.

Um dos exercícios físicos mais comuns da atualidade, e que vem ganhando cada vez mais adeptos, é a corrida de rua. Os dados atuais sugerem que existam em torno de 5 e 11 milhões de praticantes de corrida no Brasil, entre amadores e profissionais. As razões pelas quais as pessoas buscam essa modalidade esportiva são inúmeras: saúde, estética, ultrapassar os próprios limites, baixo custo (não há necessidade de pagar uma locação ou mensalidade), possibilidade de treinar sozinho ou acompanhando e onde quiser.

Embora apresente um leque imenso de vantagens físicas, sociais e psicológicas, não é incomum nos depararmos com relatos de corredores que envolvem dores e desconforto articular, especialmente nos joelhos e calcanhares.  As causas incluem: falta de orientação especializada e preparo físico, calçados inapropriados, terrenos irregulares, frequência, duração e intensidade do exercício, falta de nutrientes, poucas horas de sono, obesidade, alterações anatômicas e lesões.

Por essa razão, no blog de hoje, separamos uma sequência de 5 estratégias comprovadas para reduzir as dores articulares após a corrida.

Estratégia #1: Tenha um par de tênis apropriado

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas negligenciam esse acessório tão importante. Os tênis são responsáveis por auxiliar na absorção do impacto, diminuindo a sobrecarga. Esse aparato deve apresentar características fundamentais: sistema de amortecimento, aderência, flexibilidade e ventilação. Além disso, deve ser adequado ao seu tipo de pisada para tornar a corrida uma atividade mais confortável.

Estratégia #2: Tenha um início progressivo

Nós sabemos que o início é extremamente empolgante e que a ideia de superar a si mesmo representa uma vitória pessoal. Contudo, é importante começar com calma e ir progredindo aos poucos. Buscar o limite logo no começo pode gerar não somente dores, mas lesões.

Estratégia #3: Tenha um sono de qualidade

Nosso corpo precisa de um período de descanso para se adaptar de forma adequada. Noites mal dormidas dificultam a recuperação e a evolução nos treinos. Uma boa noite de sono deve durar entre 7 e 9 horas em um ambiente calmo, silencioso e ausentes de luminosidade.

Estratégia #4: Não corra se estiver com algum desconforto

Possíveis desconfortos nos pés, pernas e/ou joelho podem modificar, inconscientemente, a adequada biomecânica do movimento, gerando dores que se intensificam nos momentos posteriores à finalização do exercício. Em casos assim, não deixe de buscar auxílio de um médico.

Estratégia #5: Utilize suplementos de forma consciente e estratégica

A suplementação é uma peça chave no processo de prevenção de dores articulares. Alguns nutracêuticos são capazes de melhorar a força óssea e manter a saúde das articulações, reduzindo o desconforto e a rigidez articular, como é o dos Peptídeos Bioativos de Colágeno.

E então, bora colocar tudo isso em prática ainda hoje?

 

Para mais dicas, não deixe de seguir nossas páginas do Instagram e Facebook

Conheça o Algi Articular®  clicando aqui.

 

Dovalle – Levamos a você mais vontade de viver

Laboratório Dovalle