O sistema imunológico ou sistema imune envolve os mecanismos pelos quais um organismo se defende de patógenos e compreende a imunidade natural e a adquirida. A imunidade natural constitui a primeira linha de defesa do organismo e é uma resposta rápida que envolve barreiras físicas como a pele
É de extrema importância conhecer as influências da nutrição nos mecanismos de defesa do organismo, pois muitas alterações metabólicas podem ser corrigidas com reposição nutricional.
Ficou curioso(a) para saber mais? Então, mergulhe nessa leitura para entender os detalhes que fazem essa molécula ser única e essencial para a saúde geral do nosso corpo.
O Que é o Sistema Imunológico?
O sistema imunológico é constituído por uma complexa rede de células e moléculas dispersas por todo o organismo e se caracteriza biologicamente pela capacidade de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. Portanto, representa um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores.
O uso de suplementos para imunidade apresenta inúmeras aplicações práticas, incluindo a resistência a infecções e a possibilidade de redução da ocorrência de infecções, que podem ser alcançadas com manejo nutricional adequado, o que vai se traduzir em resultados positivos aos tratamentos.
O Que Aumenta a Imunidade do Corpo Humano?
O sistema imune pode ser inato ou adaptativo. A imunidade inata é disponibilizada ao organismo desde o nascimento, por meio dos nutrientes, anticorpos e defesas desenvolvidas durante a gestação e amamentação infantil
Já a imunidade adaptativa é aquela que pode evoluir no decorrer do crescimento do ser humano. Pode ser chamada de imunidade adquirida, pois conseguimos anticorpos ao sermos expostos a certos vírus e bactérias, como acontece quando se toma uma vacina.
O imunizante contém uma versão desativada do vírus e ensina o corpo a se defender adequadamente, criando anticorpos específicos. Essa é uma das principais maneiras de aumentar a imunidade. Outras medidas importantes consistem em:
- Praticar atividades físicas regulares;
- Minimizar estresse na rotina;
- Procurar manter uma rotina de sono saudável;
- Seguir uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais que são fontes de nutrientes essenciais para o corpo, você pode optar também para os suplementos vitamínicos;
- Desenvolver hábitos de higiene pessoal, como usar álcool em gel e lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
- Preferir o consumo moderado de bebidas alcoólicas, café e alimentos de baixo valor nutritivo.
Componentes Nutricionais para Imunidade
Zinco: É conhecido por ser um micronutriente importante para o sistema imunológico. Ele é um cofator com papéis catalíticos e estruturais em muitas proteínas. Mesmo uma deficiência leve desse mineral tem relação com defeitos generalizados na resposta imune adaptativa e inata.
Selênio: É um oligoelemento que, como o zinco, tem papéis funcionais, estruturais e enzimáticos críticos em uma variedade de proteínas. O baixo nível de selênio está associado a um maior risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares.
Vitamina C: Vitamina essencial para o organismo, participando da formação de diversos tecidos em nosso corpo. Dessa forma, a vitamina C é muito importante e atua diretamente na resposta do corpo a doenças, ou seja, promovendo a cura e recuperação da saúde.
Vitamina D: O receptor de vitamina D (VDR) tem relação direta com a expressão gênica. A presença de VDR na maioria das células imunes sugere imediatamente um papel importante deste hormônio esteroide nas atividades das células imunes. Além disso, a enzima 1-α-hidroxilase, que resulta no metabólito ativo 1 α, 25-dihidroxivitamina D3, é expressa em muitos tipos de células imunológicas, influenciando na produção de proteínas antimicrobianas e de citocinas pelas células.
Como Agem no Nosso Corpo
As vitaminas são moléculas orgânicas necessárias em pequena quantidade para o funcionamento adequado do organismo. Elas funcionam, principalmente, como catalisadoras de reações químicas dentro do nosso corpo, ou seja, atuam aumentando a velocidade de uma reação. Na falta dessas substâncias, nosso organismo pode ficar fraco em relação a questões imunológicas, havendo, assim, problemas de saúde.
Para evitar o problema, é fundamental uma dieta saudável, que inclua, entre outros alimentos, vegetais, carnes, ovos e grãos.
Como Melhorar a Imunidade?
Fortalecer a imunidade ajuda a evitar doenças como gripes e resfriados. Entretanto, o que poucos sabem é que a mudança de hábitos simples, como ter mais horas de sono ou iniciar atividades físicas também auxiliam bastante as células do corpo a se defenderem.
O sistema imunológico do nosso organismo é um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que nos defendem de agentes externos, como vírus e bactérias. Mas se ele não tiver uma manutenção adequada, a nossa imunidade fica baixa e qualquer chuva consegue nos derrubar.
- Consumir de Vitaminas;
- Pegar Sol;
- Ingerir água;
- Praticar exercícios físicos;
- Cuidar do sono.
Conclusão
O melhor suplemento para imunidade é aquele que atende as suas necessidades de nutrientes e supre a ausência dessas vitaminas e minerais na alimentação realizada em sua rotina. Além disso, devemos ressaltar que a ingestão de uma dose extra de nutrientes por si só não será o suficiente para evitar todas as doenças que existem. Para melhorar o aproveitamento dos suplementos para imunidade, é essencial que se esforce para desenvolver outros hábitos saudáveis.
Referências
1.Harvard Health Publishing. Can supplements help boost your immune system?. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/can-supplements-help-boost-your-immune-system. 2.Biblioteca Virtual da Saúde – BVS. O que é e para que serve a vitamina A. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-e-para-que-serve-a-vitamina-a 3.National Institutes of Health. Vitamin C – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/. Acesso em setembro/2022.