Quais as diferenças entre TPM e Climatério?
A Síndrome Pré Menstrual ou tensão pré menstrual como é popularmente conhecida pode ocorrer na fase pré ovulatória, esta precede a menstruação e acompanha a mulher por toda sua fase reprodutiva, as oscilações hormonais cíclicas podem provocar sintomas como: alterações de humor, cólicas, dores na mama e outros.
Por sua vez, o climatério ou perimenopausa acontece no final da vida reprodutiva feminina, neste caso o corpo se prepara para o último ciclo menstrual, esta fase é acompanhada de intensas mudanças hormonais e sintomas indesejados como: ondas intensas de calor, irritabilidade, insônia e outros. Por isso vamos compreender cada um deles e o que você, mulher, pode aliar ao seu autocuidado.
Impactos da TPM no Ciclo Menstrual
A TPM está atrelada por mais de 150 sintomas clínicos (comportamentais, psicológicos e físicos) na pré menstruação e menstruação, dentre eles estão ansiedade, depressão, acne, fadiga e dor de cabeça, insônia, mastalgia e outros. Cerca de 85% das mulheres são afetadas por tais sintomas e, pelo menos, 70% das mulheres queixam-se de dores nas mamas em alguma fase da vida cíclica. Alterações hormonais fazem parte do processo e são necessárias para manutenção do corpo, apesar de serem responsáveis por tais desconfortos, irão acompanhar a vida adulta de toda mulher.
Alguns sinais e sintomas da TPM:
- Oscilações no humor: ocorre pelas alterações hormonais que envolvem a menstruação;
- Ansiedade e/ou irritabilidade: sentimentos incômodos em demasia quando nesta fase;
- Dor abdominal: geralmente precede a menstruação e/ou durante o período menstrual;
- Mastalgia: neste caso, há uma sensibilidade aumentada aos hormônios sexuais, levando a desconfortos e dores seios;
Impactos do Climatério e Menopausa
A transição até menopausa é chamada de climatério, em média inicia-se aos 47 anos e pode variar por um período de quatro anos. No climatério há inúmeras irregularidades menstruais e que conclui com a chegada da menopausa (um ano após a última menstruação). Esta fase é marcada por diversos sintomas intensos e indesejados. Cerca de 90% das mulheres procurarão profissionais de saúde para aconselhamento sobre como lidar com os sintomas da menopausa, demonstrando a importância desse problema em todo o mundo.
Alguns sinais e sintomas do Climatério:
- Mudanças no sono e no humor: irregularidades devido à baixa dos hormônios progesterona e estrogênio;
- Fogachos: ondas fortes de calor em diversas ocasiões do dia, causando incômodo no decorrer do climatério e menopausa;
- Alterações vaginais e sexuais: neste caso, pode ocorrer secura vaginal e/ou perda da libido.
Tratamentos e prevenção para os sintomas de TPM e Climatério
Através do uso de medicamentos:
Uso de anticoncepcionais no tratamento dos sintomas graves da síndrome pré menstrual está bem elucidado e pode auxiliar de por meio de hormônios miméticos, trazendo uma melhora considerável. No climatério por vezes é necessário a terapia de reposição hormonal, visando uma melhor adequação para esta fase. Mas atenção seja qual for o seu caso, é necessário que você procure orientação médica.
Algumas dicas que você precisa saber:
Através de exercícios:
É sabido que agregar o exercício físico melhora no humor, na resistência física e regula diversas funções em nosso corpo, mas você sabia que ele pode auxiliar nas mulheres que sofrem com cólicas? Certos exercícios como: pilátes e yoga ajudam muito você mulher a aliviar este sintoma. Já no climatério tais exercícios podem contribuir para o alivio de alguns sintomas, atuando como coadjuvantes para o relaxamento.
Através dos cuidados com a rotina:
- Incorpore em sua dieta alimentos como vegetais, legumes e frutas ricos em antioxidantes e ácidos graxos pois eles auxiliam na diminuição de processos inflamatórios gerados a todo momento em nosso corpo;
- Evite comer fast-food ou embutidos, tais alimentos estão associados a altos níveis de conservantes, gorduras saturadas e sódio e são prejudiciais à saúde;
- Hidrate-se, isto é fundamental para nosso corpo. Beber água auxilia nas funções fisiológicas atuando desde o funcionamento do intestino, no aspecto da pele, dentre outros;
- E lá vai uma dica super interessante, a suplementação alimentar cada vez mais vem ganhando seu espaço merecido, isso porque ela é prática para consumir e busca suprir a porção de fontes necessárias que precisamos em uma rotina por vezes atarefada. Na TPM e climatério uma suplementação a base de ácidos graxos (ômegas) como Óleo de prímula contribui na diminuição dos processos inflamatórios, regula os hormônios sexuais femininos, auxilia nas dores de mama, cólicas menstruais e provoca mudanças positivas no estado de ânimo e no impulso de hiperatividade. O Óleo de linhaça é um ácido graxo e também funciona como um fitoesteról e dentre as suas propriedades está a de aliviar a cólica menstrua e ondas de calor excessiva na perimenopausa. Já o Óleo de borragem, rico em ômega 6 contém inúmeros benefícios para o bem estar da mulher, auxilia nos sintomas de irritabilidade, cefaleia e cólica menstrual. E a vitamina E é um poderoso antioxidante reconhecido por seu benefício para pele, diminuindo os danos oxidativos induzidos nas células e tecidos.
Cuide bem de você!
Mulher, seja qual for a fase da vida que você se encontra, o auto cuidado e autoconhecimento auxilia muito em uma melhor qualidade de vida. Acima de tudo respeite seu tempo e seu corpo. Procure sempre orientações responsáveis e busque meios que possam te ajudar da maneira que você precisa.
Para mais dicas, não deixe de seguir nossas páginas do Instagram e Facebook
Conheça o Primavit®, clicando aqui.
Dovalle – Levamos a você mais vontade de viver