Em crescente expansão no mercado, seja pelos benefícios que trazem à saúde ou pela praticidade de consumo, suplementos nutracêuticos têm ganhado cada vez mais espaço nas gôndolas das farmácias.
A comercialização desses produtos desempenha papel importante no aumento do tíquete médio do negócio, além de atrair um novo perfil de consumidores, mais interessados na experiência que a compra pode proporcionar.
Isso porque, conforme a Resolução 586/13, estabelecida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), é permitida aos farmacêuticos a indicação e prescrição do uso de vitaminas, o que pode gerar maior proximidade com o cliente.
Como oferecer uma boa experiência de compra ao cliente?
Para receitar os nutracêuticos, é preciso que o profissional responsável realize antes uma investigação mais detalhada dos sintomas e da rotina do cliente, capaz de identificar as reais condições e necessidades dele.
Conhecer bem os produtos disponíveis na farmácia para orientar a conduta terapêutica que melhor corresponda ao diagnóstico é essencial.
No entanto, a experiência de compra só estará completa com o acompanhamento do paciente. É fundamental observar a evolução do tratamento e estar atento à necessidade de eventuais ajustes. Desse modo, o cliente se sentirá mais seguro e provavelmente dará maior credibilidade ao estabelecimento.
Preparamos para você outras dicas valiosas para vender melhor a categoria de nutracêuticos na sua farmácia. Confira!
1- Chame a atenção do cliente e tenha um bom mix de vitaminas;
2- Dar visibilidade aos nutracêuticos é de suma importância na hora de expor os produtos;
3- Para aumentar o interesse do seu cliente, sugerimos a utilização de banners ou cartazes informativos que contenham as principais vitaminas, suas funções e contribuições ao pleno funcionamento do organismo;
4- Apostar na comunicação visual ajuda a atrair a atenção até mesmo de quem não chegou à procura do complemento alimentar.
Outra estratégia que pode ser crucial é realizar um estudo público para conhecer os clientes da loja e suas preferências. Levantados os dados, fica mais fácil providenciar o mix de produtos ideal.
Reserve um espaço para o atendimento
Ao ser atendido o cliente espera, sobretudo, exclusividade. Preparar um local onde o atendimento aconteça com mais privacidade e conforto certamente fará toda a diferença.
Além disso, o farmacêutico terá um espaço para realizar a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente) com mais calma e atenção. Afinal, não basta simplesmente oferecer o produto. Após investigar, ouvir e compreender as necessidades do paciente, é preciso orientá-lo quanto ao preparo e consumo adequado do produto.
Dedicar máxima atenção ao cliente certamente resultará em venda e na fidelização do consumidor.
Apresente resultados, mas não force a venda
Evidenciar a qualidade e os benefícios dos nutracêuticos requer demonstrações que assegurem a validade do que está sendo informado.
Portanto, a apresentação de dados verdadeiros que comprovem a eficiência do complexo vitamínico costuma ser uma boa estratégia de venda.
Nada impede que o farmacêutico também compartilhe relatos de outros pacientes que experimentaram fazer a reposição de nutrientes e obtiveram resultados satisfatórios.
Entretanto, respeitar a negativa do cliente ou mesmo aceitar que ele esteja apenas querendo sanar algumas dúvidas iniciais, para só depois efetuar a compra, deve ser sempre considerado.
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